segunda-feira, 4 de maio de 2009
O que nos faz humanos?
Semana passada, quando estava na UFMA, a professora de Filosofia nos passou um texto de apoio e pediu para que fizessemos um texto dissertativo acerca de algumas questões. Eu achei o texto bastante interessante para postar aqui. Fiz algumas modificações - muitas,confesso - e aqui está o resultado:
A todo momento o homem faz perguntas sobre si mesmo. O ato de pensar e perguntar sobre quais decisões tomar, o que fazer, o que é certo ou errado é de grande importância para a constituição do ser humano.
Em todo ato de perguntar, pensar, decidir e fazer, o homem vive a experiência de existir e tem certeza vivencial de ser-ele-próprio (será?), que implica a questão - 'quem sou eu?'. Nesta experiência originária, imanente a todo ato humano, o homem sente-se confrontado com perguntas acerca de si mesmo, experimentando-se como 'projeto' , como liberdade orientada para o futuro desconhecido.
Para onde iremos? Não sei. O que seremos amanhã? Não sei. O que acontecerá daqui pra frente? Não sei. Eu posso ter opniões formadas acerca de tais perguntas, entretanto não posso ter certeza. O futuro é incerto (...) Mas que graça teria se soubessemos? A questão da origem e do futuro é que formam o signo interrogante que abarca a 'totalidade da vida'.
Espero que tenham gostado.
E agora um vídeo produzido por Ernest Cline, um curta que ilustra e tenta discutir um pouco a nossa condição humana, sob uma ótica bem humorada.
Por fim, uma ótima semana,tenho que ir! A UFMA me espera. Beijos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo blog e pela postagem, deixo aqui minha opinião, que certamente irá de encontro com a da grande maioria dos que acompanharão suas postagens.É certo que o homem faz muitos questionamentos ao longo da sua vida, aos quais nem sempre encontra as respostas que tanto busca, a verdade é que todas essas respostas estão em Deus, isso se ele (o homem) acreditar que é dele (de Deus) a sua origem e não do macaco, como ensinou Darwin, para os criacionistas é bem mais fácil encontrar tais respostas, já para os evolucionistas, infelizmente, nunca as terão (de maneira satisfatória), pois se nem eles mesmos sabem o que são, como saberão o que querem? portanto, continuarão com seus questionamentos, incertezas e o que é pior, com um grande vazio dentro de si, tentando tudo e de todas as formas numa busca insaciável de si mesmos.
ResponderExcluirPriima ! adoreii o Textoo..
ResponderExcluircmo sempre arrasaaando néé?!
Parabééns, vou ficar acompanhando teus post's!
Adoro a maneira que tu te expressa :)
Te aaaamo! Beeeeeeijo ♥